6x sem juros | Frete Grátis a partir de 199,00 Sul e Sudeste

Crianças sem Telas, Dicas para Tirar o Hábito

Os aparelhos digitais já são uma parte intrínseca de nossas vidas e mantê-los longe das crianças pode ser uma tarefa difícil, por isso, reunimos 4 dicas para ajudar a tirar esse hábito dos seus filhos e garantir uma rotina mais sadia.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) apontou que os riscos de expor crianças menores de 2 anos às telas são tanto fisiológicos quanto psicológicos. O consumo e exposição constantes podem causar problemas na visão, dificuldades de aprendizado e comportamento, além de prejudicar na socialização.

 

Confira abaixo o que fazer para gerenciar o tempo de tela e diminuir a frequência para os pequenos.

  1. Comunicação transparente.

É de suma importância estabelecer um diálogo claro e transparente com as crianças, mas além disso, dar bons exemplos também faz parte da construção de uma boa comunicação. Não basta tirar as telas, os pais devem diminuir o tempo em seus próprios celulares para que a mensagem seja entendida de diversas formas. É ideal ter em mente que o problema não é o uso, mas o excesso.

  1. Estabeleça regras

A criação da rotina é essencial por diversos motivos e com certeza é uma aliada quando se trata do controle de tempo de tela das crianças. Estabeleça o tempo de brincar, o de arrumar ou se alimentar, e reduza o tempo das telas a pequenas doses na rotina da criança. As demais atividades ajudarão os pequenos a entenderem sobre o senso de responsabilidade, habilidade importante para o uso de aparelhos eletrônicos.

  1. Evite deixar a criança muito independente

Autonomia é uma característica necessária para desenvolver adultos mentalmente saudáveis e autossuficientes, porém a criança deve entender que existem restrições quanto ao uso de telas. A alta exposição acarreta em problemas futuros como ansiedade, depressão, dificuldade de concentração e euforia exagerada devido ao excesso de estímulos dos aparelhos eletrônicos.

  1. Incentive atividades fora das telas

Enfatize que existe vida fora das telas, atividades extracurriculares, esportes, brincadeiras lúdicas, rotina… existem diversas maneiras de “puxar” a criança de volta para a realidade, deixando claro que o tempo de tela é uma das várias opções de diversão do dia. Este hábito fará com que os pequenos tenham interesse em outras atividades antes das telas. 

Com estas dicas será possível criar um ambiente sadio e educativo para as crianças, sem excessos e más consequências precoces. 

 

Para mais conteúdos acesse a nossa aba “Blog” e saiba mais sobre maternidade, lifestyle, saúde e muito mais.

@lecoeurbaby 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *